Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Milhares de pessoas aguardam, desde o início da tarde, a chegada do papa Francisco à Tijuca, bairro da zona norte do Rio. O pontífice visitará o Hospital São Francisco na Providência de Deus, onde vai inaugurar simbolicamente o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, que oferecerá tratamento psiquiátrico, inclusive para dependentes de drogas.
A concentração maior de fiéis é na Igreja de São Francisco Xavier. No local, missas estão sendo rezadas em várias línguas. Apesar do frio e da chuva fina, ninguém quer perder a oportunidade de ver de perto o papa que promete mudanças na Igreja Católica. Aos 82 anos, a aposentada Bernadete de Souza fez questão de estar presente. “Eu gosto do papa. Aqui é o melhor local mais para vê-lo de perto. Eu não queria ficar em casa, só assistindo pela televisão”, disse dona Bernadete, que é franciscana.
Nem a perna esquerda quebrada foi obstáculo para a estudante Cecília Mazzoni Ferreira: “De baixo de chuva, estou aqui. Qualquer sacrifício vale para ver o papa. Vou mancando, mas estou firme e forte. Ele é um papa abençoado, diferente de todos os outros”.
As voluntárias e amigas Camila Barreto e Paula Rufino tinham dois bons motivos para ver o pontífice. Ambas grávidas de seis meses, querem ter a oportunidade de chegar perto de Francisco, para abençoar as crianças que carregam no ventre. “É até difícil de explicar a emoção que estamos sentindo. Estamos ansiosas e felizes com a oportunidade de vermos o papa”, disse Camila, que trabalha como enfermeira. “Nós queremos servir. Não vou poder ir à missa final em Guaratiba e, por isso, viemos aqui”, declarou Paula, que é advogada.
Ao longo das avenidas por onde Francisco passará, a partir das 18h, um longo cordão de fiéis espera o pontífice. Com sombrinhas, guarda-chuvas ou capas de plástico, todos aguardam o momento de chegar o mais próximo possível do papa.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Papa faz mais um desfile no papamóvel e se despede de Aparecida
Após celebração, papa se dirige à parte externa da basílica e abençoa milhares de fiéis
Papa Francisco destaca três posturas necessárias aos cristãos na primeira homilia no Brasil
Papa faz oração na Capela dos Apóstolos, antes da missa na basílica de Aparecida