Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou a permanência da Força Nacional de Segurança (FNS) na região do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), por mais 180 dias. A tropa está na região desde o fim de março.
A prorrogação foi autorizada a pedido do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e publicada, por meio de portaria, na edição de ontem (9) do Diário Oficial da União.
De acordo com o texto, a presença da Força Nacional na região das obras da usina tem o objetivo de “garantir a incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública nos locais em que se desenvolvem as obras, demarcações, [os] serviços e [as] demais atividades atinentes ao Ministério de Minas e Energia”.
A atuação da tropa federal nas obras de Belo Monte está sob investigação do Ministério Público Federal em Altamira após denúncias relacionadas ao tratamento dado por agentes da Força Nacional a trabalhadores da obra.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil