Público da Flip poderá conhecer, por meio de mapa virtual, a diversidade cultural fluminense

05/07/2013 - 18h57

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O público da 11ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) poderá fazer um passeio virtual sobre a cultura dos 92 municípios fluminenses. No estande da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, montado ao lado da Tenda dos Autores, foi instalado um terminal de vídeo com informações sobre a diversidade cultural fluminense. O Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma espécie de enciclopédia online que contém mais de 3 mil verbetes, 93 vídeos e 7 mil fotos sobre os 92 municípios fluminenses. O projeto poderá ser conhecido pelo público da Flip até o encerramento do evento, previsto para o próximo domingo (7).

O mapa é um projeto da secretaria, foi desenvolvido com patrocínio da Petrobras e lançado em novembro do ano passado. A apresentação na Flip é uma forma de aumentar a divulgação. “É um instrumento interessante para o conhecimento da riqueza cultural do estado do Rio”, disse em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Paulo Vidal.

No estande da secretaria, qualquer pessoa pode acessar o mapa e conhecer a diversidade de atividades culturais do estado por várias entradas, dependendo do seu interesse. Há possibilidade de entrar pelo nome do município, para saber o que está sendo oferecido como aspecto cultural na localidade; pode pesquisar por espaços culturais, como teatros e museus; pode buscar a agenda fixa, que inclui atividades que se repetem ano a ano, entre as quais, por exemplo, a folia de reis, os encontros de jongo, festividades religiosas, festas juninas.

Ele permite também que a pesquisa seja feita por personagens da cultura fluminense e pelo patrimônio material, ou seja, pelos bens tombados, como igrejas, casario e centros históricos. Além disso, há uma entrada por destaques. “É um rosto muito amigável que você consegue percorrer com facilidade”, disse Paulo Vidal. Segundo o diretor, os jovens são maioria entre os pesquisadores que ficam navegando dentro do mapa, em busca de coisas que tenham afinidade com eles.

Até o final do ano, também com apoio da Petrobras, o diretor do Inepac informou que será concluído o projeto de tornar o mapa bilingue. Para 2014, está prevista a viabilização do mapa em versão trilingue, aproveitando a realização, no país, da Copa do Mundo de Futebol.

Outra ação projetada envolve a criação de um aplicativo para smartphone, de modo a tornar a ferramenta acessível também na forma móvel. “O mapa é a base para uma série de ações complementares”. Em parceria com a Secretaria de Turismo do estado, com base nas informações levantadas pelo Mapa de Cultura, há possibilidade de criar produtos para turistas locais, regionais e internacionais, “conforme o pacote seria montado”, informou.

O diretor do Inepac ressaltou que hoje, a cultura é entendida como uma atividade que gera renda para uma parcela significativa da sociedade. “A cultura forte é um ativo do país. É como o país se coloca para o mundo. É uma maneira também de apresentar o próprio país e o estado, no nosso caso. Mostrar a vitalidade da atividade cultural que está disseminada pelo estado inteiro e é diversa”.

 

Edição: Aécio Amado

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