Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro anunciou hoje (11) que vai usar 40 motocicletas para prestar atendimento durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.
De acordo com o comandante das operações, major Luís Henrique de Carvalho, o serviço sobre duas rodas, que prevê o socorro em até cinco minutos, garante o mesmo atendimento oferecido pelos viaturas de grande porte. Enquanto um veículo importado de grande porte custa R$ 1 milhão, o valor de cada moto não chega a R$ 70 mil.
Atualmente, cerca de 30 motos, da base em São Cristóvão, na zona norte, são usadas pelo Corpo de Bombeiros. Os serviços são divididos em três atividades: salvamento, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. “A ideia é levar um socorro básico de bombeiros”, disse Carvalho.
Com a vinda do papa Francisco ao Rio, para participar da Jornada Mundial da Juventude (marcada para o período de 23 e 28 de julho), a expectativa é receber 1,5 milhão de pessoas na cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o major, amanhã (12) vai ocorrer o primeiro treinamento tático das equipes para a Copa das Confederações. O evento começará no próximo sábado (15), com o jogo de abertura em Brasília. Na capital fluminense, o grupo tático avançado dos bombeiros estará a postos no entorno do Maracanã, na Linha Amarela e Vermelha, na zona norte. Também atuará nos bairros da zona sul, como Botafogo, Copacabana, além do Túnel Rebouças e da Barra da Tijuca, na zona oeste.
Implementado há dois anos e oito meses, o Curso de Especialização em Operações com Motocicletas já formou 40 profissionais para oferecer atendimento pré-hospitalar na capital fluminense e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com a quarta turma prevista para começar as atividades em setembro, o efetivo será estendido à região metropolitana. O curso de especialização dura três meses e meio, com carga de 440 horas.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Mais de 220 mil ingressos da Copa das Confederações ainda não foram retirados por torcedores
Empresas de celular garantem bons serviços nos estádios da Copa das Confederações
Anac aumenta efetivo nos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações
PF terá 700 homens na segurança da Copa das Confederações, na cidade do Rio