Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Especialistas em cirurgias de mão promovem de hoje (24) até sábado (27), no Rio de Janeiro, um curso de especialização para estudantes de ortopedia. O curso precede o 33º Congresso Brasileiro da Mão e o 14º Congresso Sul-Americano, que começam amanhã (25).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o alto índice de lesões traumáticas no membro superior e na mão ocorre, especialmente, devido à violência frequente no trânsito e à grande quantidade de veículos e motocicletas nos grandes centros urbanos.
Segundo o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão, Anderson Monteiro, o curso servirá para chamar a atenção dos médicos para a especialização, que já existe há cerca de 50 anos. “Motivar pessoas mais novas a ingressar na especialidade é um dos objetivo deste curso, que será aberto a universitários".
Além do tratamento do trauma da mão, serão discutidos as lesões degenerativas próprias do envelhecimento, como as artroses e artrites, e as deformidades congênitas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil conta com apenas 550 especialistas em cirurgias de mão, que ficam mais concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A OMS considera necessário para o país 3.500 especialistas.
Edição: Tereza Barbosa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.
A Agência Brasil está passando por picos de instabilidade e, por isso, alguns serviços estão indisponíveis. Pedimos desculpas pelo transtorno.