Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo da Coreia do Norte mobilizou um segundo míssil de médio alcance para a sua Costa Leste e o implantou nas plataformas móveis, segundo a agência pública de notícias sul-coreana Yonhap. O Ministério da Defesa, que confirmou ontem (4) a mobilização de um primeiro míssil, recusou-se a comentar a informação.
"Confirma-se que a Coreia do Norte transportou, no início desta semana, dois mísseis Musudan de médio alcance para a Costa Leste, implantando-os em viaturas equipadas com plataformas de lançamento", informou a Yonhap.
O míssil Musudan foi apresentado pela primeira vez em uma parada militar, em outubro de 2010. Especialistas dizem que o míssil tem capacidade de alcance de cerca de 3 mil quilômetros, pondendo atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão.
A iniciativa ocorre no momento em que o governo norte-coreano ameaça deflagrar uma ação nuclear na Península Coreana, que pode afetar também os Estados Unidos e o Japão, além da Coreia do Sul.
Para especialistas, as obras indicam que a restauração do reator tem o objetivo de reativá-lo, pois está paralisado desde 2007.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto
ONU pede que Coreia do Norte “reduza as tensões” e que país foi muito longe na retórica
Coreia do Norte ameaça encerrar atividades em complexo industrial
Imagens mostram que Coreia do Norte se prepara para ativar reator nuclear
Coreia do Norte impede novamente acesso de trabalhadores a complexo industrial
Coreia do Norte diz ter aprovado eventual ação nuclear contra os EUA