Governo do Uruguai promove debate sobre regulação do plantio e da venda de maconha

03/04/2013 - 9h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  O governo do presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, promoverá ao longo deste mês uma série de debates sobre a regulação do plantio e da venda de maconha sob controle das autoridades públicas. O secretário da Presidência da República, Diego Canepa, disse que a ideia é promover 30 debates até o fim de abril.

Para o secretário, é fundamental diferenciar as medidas de regulação e a legalização da maconha. "A grande diferença é que a partir deste projeto de lei não pode plantar ou vender maconha sem o controle rigoroso do Estado”, ressaltou.

Canepa acrescentou que a disposição do governo é manter a proposta de adotar medidas para a regulação do plantio e venda da maconha no país. A proposta foi apresentada na Comissão de Entorpecentes, em Viena, na Áustria. Segundo ele, a intenção do governo é buscar mecanismos de regulação e controle como ocorreram com o cigarro e o álcool.

O secretário disse que a proposta envolve uma discussão ampla, árdua e complexa. "Em todos os momentos será transmitido à população o ponto de vista político, o debate será profundo", destacou. "O objetivo é tentar, da melhor forma possível, tratar os vícios que existem no nosso país em busca de novas políticas para suplantar as medidas que não funcionaram”, disse.

 


*Com informações da Presidência da República do Uruguai          //           Edição: Lílian Beraldo