Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC
Vaticano – A primeira audiência pública do papa Francisco com políticos deve ser com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. O encontro está marcado para hoje (18), na Casa Santa Marta, a residência oficial dos cardeais e onde, por enquanto, o papa mora. A audiência está na agenda oficial. A presidenta Dilma Rousseff deverá se reunir com o papa amanhã (19), depois da missa que inaugura o pontificado dele.
A expectativa é que chefes de Estado e governo de vários países compareçam à missa desta terça-feira. A presidenta argentina chegou nesse domingo por volta das 16h (12h de Brasília) a Roma, acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Héctor Timerman, entre outras autoridades. Ela assistirá amanhã (19) à missa inaugural do pontificado de Francisco.
Além de Cristina e Dilma Rousseff, deverão estar na Itália para participar da missa os presidentes Sebastián Piñera (Chile), Rafael Correa (Equador) e Porfirio Pepe Lobo (Honduras). Os Estados Unidos e o Uruguai enviaram os vice-presidentes Joe Biden e Danilo Astori, respectivamente.
O papa Francisco foi eleito pelo conclave – assembleia de 115 cardeais com menos de 80 anos – no último dia 13. A escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi apontada como uma supresa. Desde que foi eleito, ele demonstra querer marcar o pontificado por atitudes que fogem às regras e protocolos conhecidos.
Francisco pediu que os fiéis rezassem por ele, antes de abençoá-los, no dia 13,. Ele abaixou a cabeça como quem pede a bênção. Ontem (17), após celebrar a missa na paróquia do Vaticano, o papa driblou os seguranças e cumprimentou fiéis. Ao mencionar um cardeal, foi logo avisando: “Não estou aqui fazendo propaganda do livro dele”.
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.
Edição: Graça Adjuto
Vinda do papa Francisco eleva previsão de público da Jornada Mundial da Juventude para 2,5 milhões
Papa Francisco deve ocupar apartamento nos próximos dias
Papa reza na gruta de Nossa Senhora de Lourdes e visita cardeal doente
Papa homenageia padre argentino que se dedica a meninos de rua e dependentes químicos
Papa Francisco mantém provisoriamente assessores nomeados por Bento XVI nos cargos
Fiéis lotam Praça São Pedro para a primeira celebração da Hora do Angelus do papa Francisco