Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, está hoje (5) em Londres, no Reino Unido, para discutir a situação das Ilhas Malvinas (Ilhas Falkland, segundo os ingleses). Argentinos e britânicos disputam o controle da região, que está sob domínio do Reino Unido. Desde o século 19, ocorre a disputa – acirrada no século seguinte com a Guerra das Malvinas (1982), na qual os britânicos saíram vitoriosos.
O chanceler tem reuniões com autoridades da Organização Marítima Internacional (OMI) e do Parlamento.
Timerman se reúne, inicialmente, com o secretário-geral da OMI, o japonês Koji Sekimizu. Depois, ele visita o Parlamento onde se reúne com os integrantes do grupo multipartidário Argentina-Reino Unido, órgão legislativo presidido por Robin Walker.
A reunião contará com a presença dos presidentes das comissões de Relações Exteriores das câmaras de Senadores e Deputados, Daniel Filmus e Guillermo Carmona, respectivamente. É a primeira vez que políticos, acadêmicos, escritores e jornalistas de ambos os países se reúnem para uma discussão sobre o tema.
Amanhã (6), Timerman fará uma palestra sobre a questão e, em seguida, concederá entrevista coletiva. Os argentinos chamam o domínio britânico sobre as Ilhas Malvinas de “usurpação”. As negociações seguem até quinta-feira (7), quando serão lidas as análises feitas nos dias de debates.
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.
Edição: Talita Cavalcante