Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas resultará em 800 ações de desapropriação patrocinadas pela União no primeiro semestre de 2013. De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), serão investidos cerca de R$ 150 milhões para viabilizar a construção da terceira pista de pouso e decolagem.
As tratativas para a ampliação do aeroporto, uma das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, começaram em 2009. O projeto já soma 1.255 processos de desapropriação e depósito de R$ 131 milhões para pagamento das indenizações aos antigos proprietários.
A expectativa da AGU e da Infraero é que todas as ações de desapropriação, que envolvem 4 mil lotes urbanos e 167 glebas rurais, sejam concluídas até o final do ano. Até agora, 745 imóveis foram transferidos para a União.
Com a expansão, o Aeroporto Internacional de Viracopos terá a área ampliada de 8,34 quilômetros quadrados para 25,99 quilômetros quadrados e se tornará o maior aeroporto da América Latina.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.