Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ontem (22) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recupera-se e faz fisioterapia em Havana, capital cubana. Morales acrescentou que teve a informação ao conversar com pessoas que estão na cidade. “Temos boas informações: o irmão comandante presidente Hugo Chávez já está fazendo fisioterapia para poder voltar ao seu país", disse Morales em La Paz, capital boliviana.
Chávez está em Havana desde o começo do mês passado para o tratamento de combate ao câncer. Desde então, ele não foi mais visto em público. Durante cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica, o presidente teve hemorragia e sofreu infecção respiratória. Há informes constantes sobre seu estado de saúde que, segundo autoridades venezuelanas, é mantido estável.
"Logo estaremos juntos em eventos internacionais. Hugo Chávez é extremamente necessário em eventos internacionais e tenho certeza de que em breve estará nas cúpulas de chefes de Estado", ressaltou Morales.
Anteontem (21), o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, disse esteve com Chávez, que sorriu e brincou. Mas, ontem (22), autoridades da Venezuela informaram que não há previsão de data para o retorno de Chávez a Caracas.
O ministro da informação, Ernesto Villegas, disse que apesar de Chávez ter mostrado "sinais encorajadores de recuperação", não há data de retorno. O presidente venezuelano está em Cuba há seis semanas recebendo tratamento médico para combater o câncer.
*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.
Edição: Graça Adjuto
Manifestantes voltam às ruas em Caracas em apoio a Chávez e à democracia
Venezuela diz que não há previsão para retorno de Chávez
Corte da Venezuela descarta envio de médicos a Cuba para avaliar saúde de Chávez
Decisão sobre retorno de Chávez à Venezuela está nas mãos dos médicos, diz irmão do presidente