Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje (12) em Paris que o governo brasileiro deve reduzir o imposto sobre a folha de pagamentos de toda a indústria de transformação até 2014. As declarações foram dadas em palestra a empresários franceses na abertura do seminário Brasil-França: Desafios e Oportunidades de Uma Parceria Estratégica.
Atualmente, 45 setores da economia estão contemplados com o benefício da desoneração da folha de pagamento. Para 20, o benefício foi concedido no primeiro semestre de 2012 e já está em vigor. Para os 25 restantes, passa a valer a partir de janeiro de 2013.
A desoneração da folha consiste na substituição da contribuição de 20% ao INSS por um desconto sobre o faturamento das empresas. A medida foi adotada como forma de estímulo à economia e implicará em renúncia fiscal de R$ 60 bilhões na arrecadação dos próximos quatro anos.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Pimentel disse ainda que o governo trabalha para modernizar a estrutura de impostos do Brasil. De acordo com as declarações do ministro, as alterações no sistema tributário são um dos desafios de longo prazo a serem enfrentados pelo Brasil.
Edição: Davi Oliveira
Em seu último dia na França, Dilma tem agenda intensa
Dilma anuncia construção de 800 aeroportos regionais no país
Desoneração da folha de pagamento repercute melhor entre empresas de grande porte, diz CNI
Em Paris, Dilma diz que acusações de Valério a Lula são "lamentáveis"
Dilma e Hollande discutem em Paris crise econômica internacional e venda de caças
Brasil e França firmam parceria para aumentar a concessão de bolsas de estudo