a Agência Brasil
Brasília - O candidato Mauro Mendes (PSB) venceu a disputa pela prefeitura de Cuiabá, com 54,5% dos votos válidos. Lúdio Cabral (PT) ficou em segundo lugar, com 45,4% dos votos válidos.
Até agora foram apurados 93,5% das urnas. Os votos brancos somam 1,2% e os nulos, 2,6%. A abstenção está em 18,7%.
A disputa no primeiro turno para prefeitura de Cuiabá foi uma das mais concorridas entre as capitais. Uma diferença de apenas 1,2% dos votos válidos separou os dois candidatos e os credenciou à disputa de hoje.
Mauro Mendes terá, a partir de sua posse em 1º de janeiro de 2013, um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,8 bilhões para administrar nos próximos quatro anos. Segundo dados de 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital está em 18º lugar no ranking das capitais.
Com uma população calculada em 2010 de 551 mil habitantes, a cidade tem 80,2 mil crianças matriculadas no ensino fundamental e 26,7 mil pessoas no ensino médio. Os dados do IBGE mostram que Cuiabá conta com 145 postos, centros e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mauro Mendes, é natural de Anápolis (GO) e se mudou com a família para Cuiabá aos 16 anos. Na capital de Mato Grosso, formou-se em engenharia elétrica e construiu uma das maiores indústrias, a Bimetal – fabricante de torres de telecomunicações. Também foi presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), do Sesi e do Senai.
Edição: Talita Cavalcante