Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - No segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro, 665 mil eleitores vão decidir entre o advogado Adolfo Konder (PDT) e o deputado federal Neilton Mulim (PR) neste segundo turno das eleições para a prefeitura. Konder, apoiado por dez partidos políticos, obteve a maior quantidade de votos no primeiro turno das eleições: 192,7 mil ou 41,65%.
Liderando uma coligação de cinco partidos, Mulim ficou com a segunda vaga para o turno decisivo das eleições, ao receber 116,7 mil votos (25,22%). Mais de 121 mil eleitores (18,27%) não compareceram para votar no primeiro turno e 81 mil (12,18% do eleitorado) votaram em branco ou nulo.
Neilton Mulim é professor e já foi vereador por três mandatos. Eleito deputado federal em 2006, está em seu segundo mandato. Entre os cargos políticos já assumidos por ele, estão o de secretário municipal de Desenvolvimento de São Gonçalo e o de secretário estadual da Infância e da Juventude do Rio.
Adolfo Konder é advogado, com especialização em gestão e teoria política. Nos últimos oito anos, foi secretário municipal de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, além de ter sido chefe de gabinete da prefeitura. Em 2010, se candidatou a deputado federal, mas não foi eleito.
São Gonçalo desmembrou-se de Niterói em 1890 e foi elevado à categoria de cidade em 1922. O município tem um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões, concentrado basicamente no setor de serviços, ocupando o 46º lugar no ranking das economias municipais do país e o quinto lugar no estado, de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar de ter uma economia parecida com a de Niterói, São Gonçalo apresenta problemas sociais maiores do que os do município vizinho. A incidência de pobreza, por exemplo, é pelo menos três vezes maior do que a de Niterói, segundo o IBGE.
Edição: Talita Cavalcante//Matéria atualizada às 13h08 para acrescentar perfis dos candidatos.