Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Quinze minutos antes do encerramento das eleições em todo o país, às 17h45 no horário de Brasília, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que houve a troca de 2.204 urnas, por apresentarem defeito durante o uso. São cerca de 400 urnas a mais em relação ao boletim mais recente, que apontava 1.763 urnas com defeito.
O estado que apresentou mais problemas com as urnas foi o Rio de Janeiro, com 265 substituições, além de Santa Catarina (205) e Sergipe (185). No Rio de Janeiro, foi preciso abrir votação manual em uma seção no bairro de Botafogo, assim como no Pará, no distrito de Monte Alegre, que fica na zona rural de Arapari.
As unidades da Federação com o menor número de urnas trocadas são Roraima (9), o Tocantins (10) e o Amapá (13).
O percentual de urnas trocadas chega 0,53% de um total de 407,5 mil disponíveis para votação. O TSE também registrou 2,5 mil urnas para recepção de justificativa aos que não puderem votar e 57 mil urnas de contingência.
A votação foi encerrada às 17h no horário de Brasília em 20 estados brasileiros. Devido à diferença de fuso horário, a votação só foi encerrada às 18h do horário de Brasília em seis estados - Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Edição: Lana Cristina