Da Agência Brasil
Brasília - Brasil conquistou hoje (31) três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres, Inglaterra. O nadador Andre Brasil ganhou o ouro e bateu recorde mundial nos 50 metros nado livre S10, com o tempo de 23s16. No judô, Lúcia Teixeira ficou em segundo lugar na categoria até 57 quilos e Daniele Bernardes conquistou bronze entre atletas até 63 quilos.
Na estréia do futebol de cinco, a equipe brasileira empatou com a França em 0 a 0. A seleção volta a jogar no domingo (02) contra a Turquia. No lançamento de disco, Marivana Nóbrega fez 23,73 metros, batendo o recorde americano, e ficou em sétimo lugar na classificação geral.
No vôlei sentado, o Brasil venceu a equipe de Ruanda por 3 sets a 0. Amanhã, a equipe enfrentará a Bósnia, medalha de prata em Pequim. No atletismo, André Oliveira ficou em oitavo lugar no salto em distância F42/44, com a marca de 6,12m. Nas eliminatórias dos 100 metros T13, André Andrade ficou em quarto lugar na sua bateria e ficou de fora da final.
Os ciclistas João Schwindt e Soelito Gohr terminaram, respectivamente, em 12° e 16° na classificação geral na prova de 1 km contra relógio individual C4-5. Schwindt fez o tempo de 1m11s259, e Gohr, 1m13s017.
No segundo dia de competições, a China segue liderando o quadro de medalhas, com 35 medalhas; em segundo, vem a Austrália (18); e terceiro lugar, Ucrância (16). O Brasil está em nono lugar, com seis medalhas (duas de ouro, duas de prata e duas de bronze).
A 14ª edição dos Jogos Paralímpicos vai até o dia 9 de setembro. Participam atletas com deficiências físicas e sensoriais. A equipe brasileira é formada por 182 atletas, que competem em 18 das 20 modalidades. O Brasil não participa das competições de rugby e tiro com arco.
Edição: Davi Oliveira
Natação dá o primeiro ouro para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres
Londres: organização do transporte público marca primeiro dia dos Jogos Paralímpicos
Andre Brasil ganha ouro e quebra recorde mundial nos 50 metros nado livre nas Paralimpíadas
Londres: festa de abertura das Paralimpíadas encanta público e atletas
Pela primeira vez, equipe brasileira fará aclimatação antes das Paralimpíadas