Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Mesmo depois de liberar a venda de novas linhas de celular e internet das operadoras TIM, Claro e Oi, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não descarta novas suspensões se as empresas não cumprirem as ações de melhoria na qualidade dos serviços que foram prometidas. A Anatel vai monitorar o cumprimento das ações em todos estados a cada três meses.
“Vamos ficar antenados no trabalho das empresas. Esse plano de melhoria é o primeiro passo. É evidente que vamos acompanhar a evolução na melhoria dos serviços e dos indicadores, para não permitir que a situação volte ao que estava antes”, disse o presidente da Anatel, João Rezende.
Para ele, deverá haver uma melhora no atendimento dos call centers das operadoras em cerca de 30 dias. Na estrutura de rede, as mudanças devem ser sentidas pelos usuários entre quatro a seis meses.
As vendas foram proibidas pela Anatel no dia 23 de julho, como forma de punição pela má qualidade dos serviços prestados. Como exigência para a liberação, as operadoras tiveram que apresentar planos de investimentos na qualidade da rede e no atendimento aos clientes. As vendas serão liberadas a partir de amanhã (3).
As operadoras punidas com a suspensão das vendas deverão investir R$ 20 bilhões até 2014 na melhoria dos serviços. Segundo estimativas da Anatel, cerca de R$ 4 bilhões são decorrentes de investimentos adicionais ou antecipação de investimentos por causa das exigências feitas às empresas.
A operadora TIM, que foi proibida de vender em 18 estados e no Distrito Federal, apresentou compromisso de investir R$ 8,2 bilhões até 2014. A Claro, que teve a venda cancelada em três estados, apresentou um plano com R$ 6,3 bilhões e a Oi, que foi suspensa em cinco estados, apresentou um plano de investimentos de R$ 5,5 bilhões, sem incluir recursos aplicados em expansão de rede de transporte e infraestrutura compartilhada.
Os planos apresentados por exigência da Anatel trazem propostas de melhoria nos índices de reclamação de usuários na prestadora e na Anatel. As empresas tiveram que mostrar ações para diminuir as interrupções dos serviços e as quedas nas chamadas de voz e de conexão de dados.
Edição: Davi Oliveira