Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Catorze escolas públicas e privadas da Gávea, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, aproveitaram a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho, para organizar um fórum de discussões sobre a sustentabilidade, com uma visão local. A pergunta “Como será verde o meu vale nos próximos 20 anos?” é o ponto inicial dos debates.
“Vimos que o Parque da Cidade, que é uma área de preservação ambiental, era uma área verde que congregava todos, moradores ou não, que convivem ali. A partir daí, pensamos em mobilizar os alunos e os professores para discutir o Vale da Gávea e, em especial, a revitalização do Parque da Cidade”, disse à Agência Brasil a professora Marília Dias, coordenadora do fórum. Ela também é a coordenadora pedagógica de um dos colégios que participam das discussões.
Nesta quinta-feira (31), será realizada a segunda plenária do fórum, no colégio onde Marília trabalha. Os encontros ocorrem desde o início de maio. A ideia, segundo a coordenadora, é que o fórum não se encerre após a Rio+20. Como este é um ano eleitoral, a coordenação do fórum vai estimular os grêmios estudantis das escolas a convidar os candidatos a vereador para uma conversa, a fim de que eles abordem os seus compromissos em relação a ações sustentáveis.
Estão engajados na mobilização em defesa do meio ambiente alunos dos 5° e 9º anos, de 10 e 14 anos de idade, respectivamente, e estudantes do ensino médio, de 16 e 17 anos.
As conclusões das plenárias serão reunidas na Carta da Gávea, que será redigida por uma comissão formada por alunos e professores das 14 escolas participantes do fórum. O documento, com sugestões na área do meio ambiente para o bairro, será encaminhado ao prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Edição: Juliana Andrade
Empresas que não forem sustentáveis vão perder mercado, alertam lideranças
Rio+20 terá 102 chefes de Estado e Governo; em seis dias, Riocentro ficará sob controle da ONU
Dilma reafirma compromisso de conciliar desenvolvimento com preservação ambiental
Brasil acredita em bons resultados na terceira rodada de negociações de documento da Rio+20