Otan informa que matou número 2 da Al Qaeda no Afeganistão

29/05/2012 - 11h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou hoje (29) ter matado o homem apontado como o número 2 da rede Al Qaeda, no Afeganistão, o saudita Sakhr Al Taifi, também conhecido como Mushtaq Nasim. A informação foi divulgada em comunicado oficial nesta manhã.

Mushtaq Nasim era o responsável por liderar os combatentes estrangeiros e, segundo investigações da Otan, planejava os ataques a tropas internacionais e às forças afegãs. De acordo com o comunicado, ele foi morto por um disparo certeiro na província de Kunar, no Leste do Afeganistão.

No comunicado, a Otan destaca que a ação que resultou na morte do líder da Al Qaeda não atingiu civis que estavam na região nem causou danos materiais. De acordo com a organização, o saudita foi identificado como terrorista por transportar com frequência armas e equipamentos militares durante viagens entre o Afeganistão e o Paquistão.

No começo deste mês, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o objetivo da Otan é "vencer a Al Qaeda e impedir a reconstituição do grupo terrorista" no território afegão. As tropas americanas, majoritárias na coalizão internacional, conseguiram eliminar vários líderes rebeldes.

Porém, há informações de que vários integrantes da Al Qaeda conseguiram proteção no Paquistão, no Iêmen e na região do Sahel, na África.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI // Edição: Juliana Andrade