Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que reúne os principais sindicatos do setor, entrou na Justiça com uma ação civil pública pedindo o cancelamento dos contratos de concessão de exploração e produção de petróleo e gás da Chevron e a proibição da atuação no Brasil da Transocean, empresa responsável pela perfuração dos poços.
A ação foi impetrada na 14ª Vara Federal do Rio de Janeiro e o pedido se baseia nas questões referentes ao vazamento de petróleo acontecido em novembro do ano passado no Campo de Frade, na Bacia de Campos, quando vazaram cerca de 2,4 mil barris de óleo. A informação foi divulgada na página da FUP na internet (www.fup.org.br).
A FUP também pediu que as empresas sejam condenadas a indenizar o Estado brasileiro por danos ambientais. A Chevron informou, por meio de sua assessoria, que não iria se pronunciar sobre o fato, porque ainda não havia tomado conhecimento da ação. A assessoria da Transocean disse que, no momento, não iria se posicionar sobre a questão.
Edição: Fábio Massalli