Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Estudantes do Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) devem ficar às escuras até amanhã (28), quando o abastecimento de energia deverá ser normalizado, com o conserto de um dos transformadores da instituição. No total, a UnB tem 38 mil estudantes entre graduandos e pós-graduandos em quatro campi da universidade. Mas apenas os que assistem às aulas no ICC, na Asa Norte, do Plano Piloto de Brasília, foram prejudicados.
A assessoria de imprensa da UnB informou que dois dos três transformadores que abastecem a universidade ficaram inoperantes desde a tarde de ontem (26). Um deles queimou e o outro teve de ser desligado por superaquecimento. Por precaução, as aulas foram suspensas para impedir que aparelhos de ar-condicionado e computadores fossem danificados.
As aulas foram suspensas nos departamentos de Comunicação, História e Engenharia. Os departamentos de Física e Computação também sofreram transtornos. Ainda não há informações sobre os prejuízos causados a pesquisas.
O transformador, de acordo com a assessoria de imprensa, foi levado para uma empresa, em Goiânia, na madrugada de hoje. A empresa responsável pelo serviço fará uma avaliação à tarde para verificar quando o conserto será concluído.
Edição: Talita Cavalcante