Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo federal liberou R$ 40 milhões para a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, na Antártica. A liberação do recurso está publicada na edição de hoje (8) do Diário Oficial da União.
A estação foi destruída por um incêndio no dia 25. O fogo começou na praça de máquinas, local onde ficavam os geradores de energia. Dois militares morreram, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base.
A Estação Comandante Ferraz abrigava, além de militares, pesquisadores brasileiros que estudam os efeitos das mudanças climáticas no Continente Antártico e suas consequências para o planeta, além de pesquisas sobre a vida marinha e a atmosfera. Os trabalhos são financiados por bolsas concedidas pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Edição: Juliana Andrade
Estruturas não afetadas por incêndio na Antártica poderão ser usadas para pesquisas
Ministério diz que pesquisas na Antártica continuam, mas com redução
Perda na Antártica é menor do que se imaginava, diz secretário
Reconstrução da base brasileira na Antártica deve começar no próximo verão