Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, defenderam hoje (12), em Havana, o direito de todos os países ao uso pacífico da energia nuclear.
Os dois líderes encontraram-se ontem (11) na capital cubana. Ahmadinejad está fazendo uma série de visitas países latino-americanos considerados aliados. O presidente iraniano já passou pela Venezuela e Nicarágua. Ela passa ainda pelo Equador e Guatemala.
No mesmo encontro, os presidentes também “ratificaram o compromisso dos dois países para com a defesa da paz, do direito internacional e dos princípios da Carta das Nações Unidas”.
Os dois governantes “reiteraram a oposição à aplicação de sanções econômicas unilaterais” e conversaram sobre alguns temas internacionais, divulgaram os jornais oficiais cubanos.
Ahmadinejad chegou a Cuba ontem, a terceira etapa de um giro a países latino-americano feito em um momento de crescente tensão com o Ocidente devido à sobre o programa nuclear iraniano.
Durante a breve passagem pela ilha, de menos de 24 horas e antes do encontro com Raúl Castro, o líder iraniano participou de uma conferência na Universidade de Havana, que o condecorou com o título doutor honoris causa em ciências políticas.
Nos últimos dias, a tensão com o Ocidente aumentou após a entrada em funcionamento da central iraniana de Fordo. O líder iraniano chegou a Havana no mesmo dia em que o engenheiro nuclear iraniano Mostafa Ahmadi Roshan, um dos responsáveis pela central nuclear de Natanz, foi morto num atentado em Teerã.
* Com informações da Agência Lusa
Edição: Talita Cavalcante