Empresas de bijuterias esperam movimentar R$ 1,45 milhão durante a 5ª Moda Biju Brasil

08/01/2012 - 11h48

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio) promove, a partir do dia 10 deste mês, a quinta edição da Moda Biju Brasil, durante a 19ª Senac Rio Fashion Business, bolsa de negócios da moda que será realizada no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul da cidade.

Este ano, 25 empresas fabricantes de bijuterias de todo o país participam do evento, que tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),do governo federal, “que traz compradores internacionais para o evento”, a diretora executiva da Ajorio, Ângela Andrade.

A expectativa é que a 5ª Moda Biju Brasil movimente um total de R$ 1,45 milhão até o dia 13 deste mês. Já estão confirmados compradores da Espanha (El Corte Inglês), França (Agatha), do Canadá (Tassoni Brasil), da Áustria (Crystallized Swarovski) e dos Estados Unidos (Christine Darren).

Serão apresentadas peças de design exclusivo, que ressaltam a força e a delicadeza femininas, por meio da mistura de  texturas fortes com rendas e cristais, informou a assessoria de imprensa da Ajorio.

Em outro evento simultâneo, que ocorre no mesmo período na Casa Firjan da Indústria Criativa, em Botafogo, o Rio-à-Porter, salão de negócios do Fashion Rio, oito empresas associadas à Ajorio estarão mostrando as coleções outono/inverno com perspectiva de gerar R$ 200 mil em negócios. O resultado previsto representará aumento de 10% em relação ao ano passado, disse Ângela Andrade.

As oito empresas integram o polo Jóia Carioca, criado há cinco anos pela Ajorio em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ). O projeto visa “ao fortalecimento e à entrada de empresas novas para o setor”. No momento, 50 empresas são apoiadas pelo projeto. Ângela avaliou que o Rio-à-Porter “é porta de entrada para muitas dessas empresas”.

Como parte da 19ª Senac Rio Fashion Business, a Ajorio lançará ainda o livro A Joia do Rio: De Ofício Secreto a Design Contemporâneo, que divulga o setor joalheiro fluminense. A publicação será apresentada também durante a Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins (Feninjer), considerada a maior feira de joias da América Latina,  que ocorrerá em São Paulo entre 4 e 7 de fevereiro.

Edição: Graça Adjuto