Greve de agentes de segurança nos aeroportos da França completa 11 dias

26/12/2011 - 11h57

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Os agentes de segurança dos principais aeroportos da França completam hoje (26) 11 dias de paralisação. Porém, segundo as autoridades francesas, os voos não serão alterados nesta segunda-feira. De acordo com as autoridades do país, o tráfego aéreo está em ritmo considerado normal. Pelo menos 75 mil passageiros são esperados por dia neste período do ano.

Aproximadamente 10 mil agentes de segurança franceses pedem reajuste salarial de mais 200 euros, e protestam contra as condições de trabalho. Esses funcionários são os responsáveis pela verificação de passageiros, bagagens e aeronaves.

Desde 1996, a segurança nos aeroportos franceses é feita apenas por cinco empresas privadas: Securitas, Brink’s Alysia Sûreté, Vigimark, Samsic e ICTS.

Em assembleia geral, 200 agentes votaram pela manutenção da paralisação por tempo indeterminado. No entanto, no aeroporto da cidade de Toulouse, os trabalhadores resolveram ontem (25) suspender a greve. No Aeroporto de Lyon, os funcionários ainda não decidiram se manterão a paralisação.


*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI // Edição: Juliana Andrade