Alerj lança campanha para garantir direitos de idosos nos transportes públicos

12/12/2011 - 12h13

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As comissões de Transportes e de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) lançaram hoje (12) na Central do Brasil, centro da capital fluminense, uma campanha de respeito aos idosos no transporte público. A iniciativa visa a conscientizar motoristas e passageiros.

Pela manhã, os membros das duas comissões conversaram e distribuíram panfletos e informativos a motoristas e usuários de ônibus. Os condutores dos coletivos foram orientados pela comissão a aceitar a identidade do idoso como garantia da gratuidade da passagem. Para a presidente da comissão da Alerj que trata de assuntos referentes a essa parcela da população, deputada Claise Maria Zito (PSDB), os passageiros de ônibus também têm que aderir à campanha, já que 10% dos assentos são destinados ao público maior de 60 anos.

De acordo com a deputada, outras medidas serão tomadas para intensificar a campanha. A parlamentar não descarta ações punitivas para criar uma consciência de respeito aos idosos. Também serão propostos cursos de reciclagem para atender melhor às pessoas com direito à gratuidade.

“Já estou fazendo visitas às empresas de ônibus e conversando para que façam esses cursos de capacitação, ressaltou.

Já para a aposentada Mary Pegado, a falta de respeito não se limita aos motoristas de ônibus, mas também ocorre por parte dos passageiros que não cedem os lugares aos idosos. “ As pessoas não respeitam, a gente entra no ônibus e o jovem não se levanta para a gente sentar, é falta de respeito”, disse.

A Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso registra todos os dias uma média de 15 denúncias de maus-tratos a idosos. A maioria se refere aos transportes públicos, segundo a comissão. A expectativa é que, com a campanha, esse número caia no próximo ano.

Edição: Juliana Andrade