Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O conteúdo jornalístico produzido pela Agência Brasil (ABr) é o mais usado pelos jornais diários que circulam no interior do Brasil. Isso significa que cada uma das matérias produzidas pela agência, publicadas também nesses jornais, é lida por, no mínimo, 2 milhões de pessoas nessas localidades. A avaliação é do diretor executivo da Associação dos Diários do Interior (ADI), Adriano Kalil.
“O governo federal foi muito feliz no projeto da Agência Brasil. Isso nos proporcionou acesso a informações de qualidade não oficial, trazendo para nossos veículos a informação sobre o que acontece efetivamente no país. É, sem dúvida, a agência de notícias mais utilizada pelos jornais do interior do país”, disse Kalil à ABr.
“Temos dados de leitura de jornais apontando que há entre 3,5 e cinco leitores para cada jornal. Isso significa que temos, só com leitores de jornais impressos, um público de cerca de 20 milhões de pessoas. Como o material da Agência Brasil é o que mais usamos, podemos dizer que, por baixo, são pelo menos 2 milhões de leitores acessando esse material diariamente”, acrescentou.
Vinculada à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Agência Brasil faz um jornalismo público voltado para o cidadão. Suas coberturas abrangem as políticas públicas e os reflexos delas no cotidiano dos brasileiros – em especial nas áreas de educação, meio ambiente, direitos humanos, economia, cultura, saúde, infraestrutura e ciência e tecnologia.
Edição: Nádia Franco