Um dos principais aliados de Berlusconi defende que ele renuncie

08/11/2011 - 11h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O fundador do Movimento da Liga Norte da Itália, Umberto Bossi, um dos principais aliados do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, pediu hoje (8) a renúncia do amigo. A Liga do Norte é um dos partidos da coalizão de governo de Berlusconi. O primeiro-ministro enfrenta hoje o desafio de vencer no Parlamento o voto de confiança sobre a proposta de Orçamento do país.

A derrota do governo na votação pode levar à renúncia de Berlusconi. Vários parlamentares do próprio partido de Berlusconi ameaçam votar contra o primeiro-ministro. Mas, Berlusconi insiste que tem o apoio necessário para se manter no poder. A Itália enfrenta uma grave crise política e financeira, na qual a pressão sobre Berlusconi se soma à instabilidade dos mercados.

Analistas italianos avaliam que o governo está enfraquecido para impor os cortes de gastos necessários a fim de conter o déficit público e o aumento da dívida. Apesar de ter um déficit público relativamente baixo, de 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB), a Itália causa preocupações entre os investidores, com uma combinação de baixo índice de crescimento e uma dívida de 1,9 trilhão de euros.

As preocupações com a Itália dominaram o debate substituindo as discussões sobre a Grécia, onde líderes políticos locais ainda discutem a formação de um novo governo de coalizão e a escolha de um novo primeiro-ministro para implementar medidas de austeridade em troca de ajuda internacional.

Ainda hoje os ministros das Finanças de todos os 27 países da União Europeia se reunirão para discutir o problema. No fim do mês passado, líderes europeus haviam concordado em princípio a elevar o montante do fundo dos atuais 440 bilhões de euros para 1 trilhão de euros para ajudar a conter os problemas com as dívidas dos países em dificuldades, incluindo a Itália e Espanha.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Talita Cavalcante