Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia confirmou que Saif Al Islam, filho do ex-presidente líbio Muammar Khadafi, está no Níger à espera de uma resposta ao seu pedido de entrega ao Tribunal Penal Internacional. Segundo integrantes do conselho, estão sendo feitos contatos com autoridades da África do Sul e do Mali, países vizinhos da Líbia, para organizar a entrega de Islam.
Antes de anunciar a decisão de se entregar, Islam enviou uma mensagem à Líbia pedindo que o povo continuasse a luta e combatesse o CNT. No mês passado, Islam, dois irmãos e a mãe pediram abrigo ao governo do Níger. Há informações de que colaboradores de Khadafi fizeram o mesmo.
O governo do Níger concedeu a autorização de permanência do grupo ligado a Khadafi alegando razões humanitárias. Islam era considerado o sucessor de Khadafi. A formação dele ocorreu na Europa, onde obteve a graduação em economia na London School of Economics.
Khadafi e o filho Motassim foram capturados e mortos no último dia 20, na Líbia. O Conselho Nacional de Transição levou cinco dias para enterrá-los. Nesse período, os corpos foram expostos para visitação pública em um frigorífico na cidade líbia de Misrata. Ambos foram enterrados, segundo as autoridades líbias, em um local secreto no deserto.
*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex.
Edição: Talita Cavalcante