Merkel e Sarkozy pedem a Berlusconi que acelere reformas econômicas na Itália

23/10/2011 - 12h43

Da Agência Lusa

Brasília - A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediram hoje (23) ao primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, que acelere as reformas econômicas no seu país para evitar um agravamento da crise.

Merkel e Sarkozy encontraram-se hoje reservadamente com Berlusconi, antes do início da Cúpula de chefes de Estado e do governo da União Europeia, segundo confirmaram fontes diplomáticas.

Segundo as mesmas fontes, o pedido feito a Berlusconi está em linha com o que Merkel disse publicamente: que Espanha e Itália assumam mais esforços e novas reformas para reduzir a sua dívida.

Berlim pede "medidas credíveis e concretas" em toda a zona euro e, no caso de Itália, pede, especificamente, mais reformas no mercado laboral e nas pensões.

A pressão sobre Berlusconi por parte de Merkel e Sarkozy, somou-se hoje à do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, que se encontrou com o primeiro-ministro italiano antes de se reunir com os outros líderes europeus.

O objetivo do encontro era pedir a Roma mais decisões na aplicação de medidas contra a crise da dívida.

Na sexta-feira, a Comissão Europeia pediu a Itália medidas "ambiciosas" de redução do déficit e novas decisões para relançar o crescimento.