Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Justiça do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mohammed Al Alagi, confirmou hoje (20) que Seif Al Islam, filho do ex-líder Muammar Khadafi, foi capturado ferido e está hospitalizado. Segundo Alagi, Islam foi atingido com um tiro em uma das pernas. Islam era considerado o sucessor em potencial de Khadafi.
Pelos dados de integrantes do CNT, dos oito filhos biológicos de Khadafi, dois foram mortos (Khamis e Saif Al Arab), enquanto Mutassim foi capturado – mas não há informações se está vivo - Saadi, Mohamed, Aisha e Hanibal conseguiram escapar para o Níger e a Argélia, além de Islam que está hospitalizado.
Khadafi foi capturado e morto na manhã de hoje, nos arredores de sua cidade natal, Sirte. De acordo com relatos dos opositores, ele estava escondido em um buraco quando foi localizado. Capturado, o ex-líder tentou escapar quando foi atingido nas pernas e cabeça. Segundo opositores, ele não resistiu e acabou morrendo.
Muitos dos colaboradores de Khadafi também foram mortos ou capturados na região de Sirte nesta manhã. A emissora líbia de televisão Líbia Livre informou que Mansour Daou [chefe dos serviços de segurança interna] e Abdallah Senoussi também foram capturados.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Rivadavia Severo
Obama diz que morte de Khadafi encerra capítulo longo e doloroso
Dilma diz que não se deve comemorar a morte de um líder e que Líbia merece apoio na transição
Europeus dizem que momento é de construção da paz e da democracia na Líbia
ONU e Vaticano pedem que governo líbio promova a paz e a democracia na região
Sem Khadafi, Brasil espera fim da violência na Líbia, diz Patriota