Alemanha aprova aumento do fundo de resgate que ajudará países europeus em crise

29/09/2011 - 9h06

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O Parlamento da Alemanha aprovou hoje (29) a ampliação do fundo de resgate europeu – que será usado para ajudar países em crise, como a Grécia. Do total de 630 deputados alemães que participaram da votação, 523 votaram a favor, 85 foram contrários à proposta e 3 se abstiveram.

Antes da votação, o ministro das Finanças, Wolfgan Schäuble, descartou a possibilidade de aumentar o fundo para valores acima de 440 bilhões de euros já fixados.

Em 21 de julho, 17 países que integram a zona da euro aprovaram a decisão de aumentar os valores do fundo de 250 bilhões de euros para 440 bilhões de euros. Na ocasião, foi decidido que o dinheiro será usado para ajudar os países da zona do euro em dificuldades. A Alemanha, maior economia europeia, contribuirá com 211 bilhões de euros.

A Alemanha é o 11º país dos 17 integrantes da zona do euro a aprovar o aumento de valores para o fundo. Os parlamentos da Finlândia, da Espanha, da Bélgica, da França, da Grécia, da Irlanda, da Itália, de Luxemburgo, de Portugal e da Eslovênia já aprovaram a proposta. Faltam ainda a Áustria, o Chipre, a Eslováquia, a Estônia, a Holanda e Malta.


*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade