Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em ataques das Farc na Colômbia

26/09/2011 - 8h13

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas ontem (25), na região de Cauca, no Sudoeste da Colômbia, depois de uma série de ataques promovidos pelas Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc), segundo autoridades. Um soldado do Exército morreu, no município de Suarez, onde houve os primeiros ataques a viaturas militares.

O comandante da polícia de Cauca, Carlos Rodriguez, disse que as Farc também atacaram um grupo de militares em uma vila próxima ao município de Caloto. Nos ataques, os guerrilheiros usaram armas e explosivos.

Nas últimas semanas, as Farc intensificaram os ataques contra as forças do governo. As ações são vistas como uma ofensiva pré-eleitoral. O movimento surgiu há 47 anos e predomina em várias regiões da Colômbia.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, determinou que o combate às Farc é a prioridade do governo para garantir segurança e estabilidade social no país. A ordem dele é vista como um desafio para os guerrilheiros que intensificaram suas ações desde a posse de Santos, no ano passado.

Edição: Talita Cavalcante