Varejo reduz faturamento na Grande São Paulo, aponta Fecomercio

23/09/2011 - 16h29

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O faturamento do comércio varejista na Região Metropolitana de São Paulo teve retração de 1,1% em julho na comparação com o mesmo período de 2010, segundo levantamento da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP). A pesquisa divulgada hoje (23) aponta, entretanto, que o rendimento de R$ 8,7 bilhões alcançado em julho é 4,7% maior do resultado de junho.

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, há uma ligeira diminuição no faturamento (0,5%) em comparação com o mesmo período de 2010. A Fecomercio atribui a queda nas vendas aos consecutivos aumentos da taxa básica de juros promovidos pelo Banco Central e a alta de 7% na inflação registrada nos últimos 12 meses.

O crédito restrito e os preços mais altos diminuíram o interesse por bens duráveis. Em julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve retração de 9,1% no faturamento do setor de móveis e decoração, de 23,3% no de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e de 29,3% no de materiais de construção.

Os bons níveis de emprego e os preços relativamente baixos têm garantido, no entanto, boas vendas no setor de vestuário, que cresceu 16,6% na comparação entre julho deste ano e de 2010 e no de supermercados, que apresentou expansão 3,2% no mesmo período.

A Fecomercio estima que os níveis de ocupação e renda não devam sofrer mudanças significativas nos próximos meses, apesar do desaquecimento da economia mundial. Isso deve possibilitar a manutenção das vendas dos bens de menor valor e garantir um faturamento anual próximo ao alcançado em 2010.
 

Edição: Rivadavia Severo