Emissão de títulos da dívida europeia é solução equivocada, diz Merkel

15/09/2011 - 10h51

Da Agência Lusa

Brasília - A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a dizer hoje (15) que a emissão de eurobonds (títulos conjuntos das dívidas dos 17 países da zona do euro) é "equivocada". Ela disse ainda que a Alemanha está disponível para ajudar os países em dificuldades, mas esses terão que “fazer o dever de casa”.

Para Merkel, a preservação da união na Europa em torno de uma solução para a crise da dívida “vale todos os esforços”, mas os países mais afetados são responsáveis por resolver seus problemas.

É “absolutamente claro” que a Alemanha, a maior economia europeia, tem “o dever e a responsabilidade de dar sua contribuição para garantir o futuro do euro”, afirmou a chanceler alemã. Mas a estabilização da união monetária será um processo passo a passo e não acontecerá “de um dia para o outro”, disse, afirmando a oposição de Berlim à criação de um instrumento europeu de dívida comum aos 17 membros da zona do euro.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou ontem (14), em Estrasburgo, que Bruxelas vai apresentar em breve propostas sobre os eurobonds. A proposta de Barroso é que os títulos seriam garantidos e emitidos conjuntamente pelos países do euro e tenderiam a reduzir os custos dos empréstimos para países endividados, como a Grécia. A ideia já conta com admiradores, mas também enfrenta oposição dentro da própria União Europeia.