Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A capital fluminense vai ganhar mais um ponto cultural e turístico. Foi lançado hoje (14) o projeto de criação do Espaço Cultural Marechal Rondon, que será construído no Forte de Copacabana, local visitado por mais de 1 milhão de pessoas todos os anos. O espaço leva o nome do patrono das comunicações e funcionará associado ao Museu Tecnológico das Comunicações, que mostrará a evolução do setor, desde a época de Rondon até os dias atuais, por meio de recursos multimídia.
O projeto do espaço cultural é uma parceria do Exército brasileiro, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, com a Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTelecom), que vai gerir os recursos necessários à obra. O presidente da associção, Roberto Aroso Cardoso, lembrou que o Forte de Copacabana é um dos três pontos mais visitados do Rio. “É um local de grande exposição em que a homenagem a Rondon, que é o patrono das comunicações brasileiras, passa a ser um produto de visitação turística”, disse.
O objetivo é inaugurar o Espaço Cultural Marechal Rondon em 5 de maio de 2012, dia do nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958). Nessa data, comemora-se também o Dia das Comunicações no Brasil. Segundo o diretor da ABTelecom, Luiz Eduardo Rocha, o novo espaço envolverá investimentos estimados entre R$ 1,3 milhão e R$ 1,5 milhão, que serão captados no mercado, por meio da Lei Rouanet de Incentivo Cultural.
No lançamento do projeto, o comandante do Forte de Copacabana, coronel Afonso Henrique Pedrosa, ressaltou a importância de Rondon para a integração dos índios brasileiros aos brancos e para a expansão das fronteiras do país. O Exército responderá pela manutenção e preservação do acervo do museu dedicado a Rondon. O Museu do Exército possui uma reserva técnica de 17 mil peças, das quais cerca de 200 são referentes a Rondon. Elas já começaram a ser catalogadas para serem transferidas ao novo espaço cultural, conforme revelou o historiador do museu, capitão João Rogério de Souza Armada.
O diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, general-de-divisão Eduardo José Barbosa, disse contar com outras parcerias com a iniciativa privada na mesma linha. “Cultura é algo essencial para a educação da nossa população. Muitas vezes, os recursos orçamentários não são suficientes para tocar esses projetos. Por isso, as parcerias nessa área são muito bem-vindas". Barbosa acredita que o novo museu contribuirá para ampliar o número de visitantes ao Forte de Copacabana.
O projeto de homenagem a Rondon envolve mais três iniciativas. Uma delas se refere às Trilhas de Rondon, expedição que incluirá representantes do Exército, da família de Rondon e da imprensa. A expedição tentará repetir a odisseia de Rondon, visitando, com auxílio de um hidroavião, os pontos principais das primeiras linhas telegráficas instaladas por ele no Pantanal e na Amazônia, com o auxílio de índios, somando 4 mil quilômetros de fibras ópticas.
Roberto Cardoso, presidente da ABTelecom, informou que a previsão é que o hidroavião faça o pouso na água, em frente ao Forte de Copacabana, exatamente no dia 5 de maio de 2012, quando será inaugurado o espaço cultural.
A outra homenagem ao marechal é intitulada Relendo Rondon, quando será lançado um livro sobre a vida do marechal. A obra trará uma referência bibliográfica de todas as obras publicadas sobre o patrono das comunicações. E a terceira homenagem é o conteúdo cinematográfico captado a partir da expedição Trilhas de Rondon, que será exibido no Cine Rondon. O filme reunirá também outros acervos multimídia que serão doados para a obra. Será criado ainda um portal com todas as informações relativas a esses projetos.
Edição: Lana Cristina