Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba – Até o início da tarde de hoje (10), a Defesa Civil de Santa Catarina registrava 836.338 pessoas atingidas pela chuva dos últimos dias em 91 cidades. Segundo o último relatório da Defesa Civil, 36 municípios estão em estado de emergência. Brusque, Rio do Sul e Agronômica decretaram situação de calamidade pública.
São 57.481 desalojados e 8.220 desabrigados. O número de residências danificadas é 10.105. O transporte foi o serviço que sofreu danos em praticamente todos os municípios.
A Defesa Civil está utilizando a base áerea no Aeroporto dos Navegantes e trabalha com oito helicópteros. Alimentos, água, colchões e roupas estão sendo encaminhados aos municípios atingidos. A Defesa Civil orienta a população para que tome muito cuidado, pois há risco de novos deslizamentos em várias regiões, e pede a
quem mora próximo a áreas de encostas e morros, que a qualquer sinal de deslizamento, como inclinação de árvores, movimentação do solo ou rachaduras, comunique imediatamente por meio do telefone 199. Em áreas alagadas, a população deve evitar o contato com a água, que pode estar contaminada e provocar doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados.
A Defesa Civil está de plantão durante 24 horas. O telefone para contato é o (48) 3244 0600 e o endereço eletrônico é www.defesacivil.sc.gov.br
Edição: Graça Adjuto