Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Mais de 35 mil pessoas são esperadas hoje para assistir ao desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O tema deste ano é Construir um Brasil Que Avança Está em Nossas Mãos. Com músicas sertanejas de artistas como Luan Santana, Paula Fernandes e Gustavo Lima, a banda dos Dragões da Independência animam as pessoas que já estão no local.
O desfile começará às 9h, com a presidenta Dilma Rousseff passando as tropas em revista. Esta será a primeira vez que uma mulher autorizará o início do desfile. Em seguida, com a passagem do fogo simbólico da Pátria, haverá o desfile cívico-militar.
Este ano, o desfile vai contar com a participação do nadador campeão olímpico, Cesar Cielo. Políticos, ministros e demais autoridades também são esperadas. Já estão na Esplanada o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o da Previdência, Garibaldi Alves, o da Pesca, Luiz Sérgio, das Comunicações, Paulo Bernardo, a da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o da Educação Fernando Haddad, o do Turismo, Pedro Novais, entre outros. Não haverá a presença de chefes de estado. O vice-presidente, Michel Temer, não deve participar do evento. Ele está em Natal até sexta-feira para compromissos particulares.
Ao todo, 1,2 mil estudantes deverão participar do evento que desde 2003 tem o mesmo percurso: são 2 quilômetros (km) de trajeto. Além de pirâmide humana, desfile de veteranos da 2ª Guerra Mundial e ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, o público poderá ver os veículos usados pelo Exército, além da Guarda Montada e o desfile de integrantes das Forças Armadas com uniformes oficiais e trajes de gala. Ao final, haverá a tradicional exibição da Esquadrilha da Fumaça.
Haverá também na Esplanada a Marcha Contra a Corrupção. Evento independente, organizado por um grupo de pessoas por meio de redes sociais. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas participem com roupas pretas e faixas pedindo o fim da corrupção no país. O grupo
sairá em caminhada do Museu Nacional de Brasília em direção ao Congresso Nacional a partir das 10h. Outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, também organizam marchas semelhantes.
Edição: Talita Cavalcante