Da Agência Lusa
Brasília - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou nessa quarta-feira (31) que vai conceder empréstimo de US$ 100 milhões ao governo do presidente Hugo Chávez. A ideia é utilizar os recursos para estimular a criação de serviços de apoio às famílias mais pobres do país. O empréstimo terá duração de 25 anos.
De acordo com as autoridades venezuelanas, o empréstimo permitirá melhorar o abastecimento de água e saneamento básico para 11 mil famílias em comunidades rurais, em locais com menos de 5 mil habitantes. Nessas regiões será oferecida assistência técnica comunitária para que as famílias possam gerir seus negócios de maneira sustentável.
“A Venezuela tem conseguido altos níveis de cobertura dos serviços de abastecimento de água e saneamento no setor rural, e há um programa com o qual o governo se aproxima ainda mais do ambicioso objetivo de cobertura universal”, disse a gerente do Departamento de Países do Grupo Andino do BID, Verónica Zavala.
“A água potável e os serviços sanitários são setores estratégicos na luta contra a pobreza”, acrescentou Zavala. O valor do programa que o governo venezuelano pretende implementar é US$ 125 milhões e será executado pela empresa estatal Hidroven.