Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A ressaca que atinge a orla do Rio desde a madrugada desta quarta-feira (24) pode provocar ondas de até 3,5 metros nas praias cariocas nas próximas horas. Equipes da prefeitura estão de plantão para evitar possíveis transtornos.
O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu alerta desde domingo (21) informando que devido à passagem de um ciclone extratropical os ventos estão muito fortes, elevando as ondas desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia, atingindo inclusive a costa do Rio. O centro informou ainda que as ondas devem diminuir amanhã (25) à tarde e que, por enquanto, a população deve evitar o banho de mar. A orientação é para que os comandantes das embarcações e pescadores também evitem o mar.
Em Copacabana, na zona sul, parte da areia foi tomada pelas águas, e no bairro de Ipanema o mar está bastante agitado. Outras praias cariocas, como a Barra da Tijuca, na zona oeste, e São Conrado, na zona sul, também foram atingidas pela ressaca. Na Praia das Flechas, em Niterói, região metropolitana do Rio, a força da água destruiu parte do calçadão na orla, alagando as garagens de alguns prédios.
Por causa do mar agitado, os catamarãs que fazem a travessia Rio-Niterói pela Baía de Guanabara estão navegando com velocidade reduzida, mas não ha registro de incidentes.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos dias é de céu parcialmente nublado em todo o estado.
Edição: Graça Adjuto