Chefe da Marinha norte-americana cancela visita a Brasília, e homenagem é transferida para o Rio

08/08/2011 - 11h34

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A visita do chefe de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos (EUA), almirante Gary Roughead, a Brasília, prevista para hoje (8), foi cancelada por causa da queda de um helicóptero no Afeganistão, que resultou na morte de 30 soldados norte-americanos. Vinte e dois deles pertenciam ao Seal Team – equipe que ganhou fama mundial por ter participado do ataque que matou Osama Bin Laden.

De acordo com a Embaixada dos EUA, Roughead teve de participar da cerimônia de honras fúnebres dos soldados e, por isso, cancelou a vinda a Brasília, onde chegaria hoje para se encontrar com o comando naval brasileiro e receber a medalha Ordem do Mérito Naval.

O evento será transferido para terça ou quarta-feira no Rio de Janeiro. Após a homenagem, o militar norte-americano concederá uma entrevista coletiva, informou a Embaixada dos EUA.

Na pauta de conversas entre Roughead e autoridades brasileiras estão temas relativos à cooperação bilateral entre os dois países em áreas de interesse comum como segurança marítima e segurança de eventos internacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Em nota, a embaixada dos EUA manifestou interesse em continuar a “dar alta prioridade ao seu relacionamento com o Brasil”. E considera, ainda, que “a cooperação na área marítima é um importante componente”.

 

Edição: Lílian Beraldo