Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os micro e pequenos empresários ganharam mais uma semana para pagar o Simples Nacional referente ao mês de junho. O prazo original, vencido na quarta-feira (20), foi prorrogado para o dia 29 por causa de dificuldades técnicas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que acarretaram atraso de dois dias na implantação do sistema de arrecadação.
O Comitê Gestor do Simples Nacional informa que o programa gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) já foi devidamente atualizado para disponibilizar o formulário com a nova data de vencimento, sem cobrança de qualquer acréscimo.
Regime tributário diferenciado, que unifica o recolhimento de oito impostos e contribuições nos três níveis de governo, o Simples Nacional arrecadou R$ 35 bilhões no ano passado, com média mensal de R$ 3 bilhões. Essa média aumentou um pouco este ano, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), porque 204.332 empresas aderiram ao sistema de simplificação tributária.
A arrecadação do Supersimples, como também é conhecido, engloba o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o PIS/Pasep, a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP), o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
Edição: Vinicius Doria