Jogos Militares terão esportes pouco conhecidos, como Orientação e Pentatlo Aeronáutico

13/07/2011 - 11h37

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – Os Jogos Mundiais Militares, que começam no próximo sábado (16) e terminam no dia 24, no Rio de Janeiro, darão aos brasileiros a oportunidade de conhecer esportes pouco conhecidos do público. É o caso da Orientação, cujo objetivo é fazer o atleta passar por pontos marcados em um terreno no menor tempo possível, com a ajuda de um mapa e de uma bússola.

Criada há mais de 100 anos na Escandinávia, a modalidade exige concentração, tomada rápida de decisões, corrida, leitura precisa do mapa e escolha da rota. “O atleta recebe um mapa exatamente na hora em que ele vai partir. Esse mapa tem um percurso com pontos de controle, que o atleta tem que passar na ordem correta. Como ele vai fazer para chegar lá, é com o atleta. A escolha de rota é essencial, porque, às vezes tem um rio ou uma floresta muito densa para cruzar”, explica a tenente Thaiane Couto, da comissão organizadora de Orientação nos Jogos.

Estão inscritos nessa modalidade 209 atletas de 28 países da Europa, América do Sul, do Caribe e da Ásia. As provas serão realizadas no Centro de Instrução Avelar, em Paty do Alferes, e na Floresta Mário Xavier, em Seropédica.

Outro esporte que não consta no programa dos Jogos Olímpicos tradicionais é o Paraquedismo, que terá competições em duas modalidades nos Jogos Militares: precisão de aterragem (em grupo e individual) e formação em queda livre. Na prova de precisão, depois de saltar de um avião a 1.200 metros de altura, o atleta precisa acertar o calcanhar em um ponto de dois centímetros de diâmetro colocado no chão.

Já na prova de formação em queda livre, quatro paraquedistas têm de realizar o maior número de figuras, a partir de uma sequência previamente estabelecida, durante os 35 segundos de queda. Um quinto paraquedista filma o salto e repassa as imagens aos juízes da prova.

Os jogos também terão esportes tipicamente militares, como os pentatlos Militar, Naval e Aeronáutico. Assim como o Pentatlo Moderno, que é disputado tanto nas Olimpíadas quanto nos Jogos Militares, os pentatlos Militar e Naval incluem disputas em cinco modalidades.

No Pentatlo Militar, vence o atleta que conquistar mais pontos nas modalidades de tiro, pista de obstáculos, natação utilitária, lançamento de granadas e cross country. No Pentatlo Naval, os atletas disputam as modalidades de natação de salvamento, habilidade naval e cross country anfíbio, além de pista de obstáculos e natação utilitária.

Já no Pentatlo Aeronáutico, apesar do nome, são disputadas sete modalidades. Além das provas terrestres de tiro, esgrima, natação, prova de basquete, pista de obstáculos e orientação, há uma prova aérea. 

Nesta prova aérea, o atleta atua como o navegador de uma aeronave militar, que deve sobrevoar pontos pré-determinados em um tempo planejado. O atleta que sobrevoar o maior número de pontos vence a prova.

 

Edição: Lílian Beraldo // Matéria alterada para correção de informação