Comissões do Senado estão reunidas para ouvir Pagot

12/07/2011 - 10h21

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As comissões de Infraestrutura e de Meio Ambiente do Senado estão reunidas para ouvir o diretor-geral afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit). Os senadores querem explicações sobre as denúncias de superfaturamento em contratos e esquema de cobrança de propina no órgão.

O senador Blairo Maggi (PR-MT), responsável pela indicação de Pagot ao cargo ainda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, acredita que o debate seja conduzido em caráter absolutamente técnico, sem politizações. “Ele é um militar, uma pessoa disciplinada que trabalhou nos órgãos de informação da Marinha, no Cenimar [Centro de Informação da Marinha]. Ele não vai politizar nada”, disse.

A oposição trabalha no sentido de cobrar do secretário do Dnit nomes e responsabilidades nos processos de licitações apontados como irregulares em reportagem publicada pela revista Veja. “Fica difícil de imaginar que o Pagot assuma sozinho a responsabilidade por esse esquema”, afirmou o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR).

O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) espera que Pagot aponte a forma como o órgão vinculado ao Ministério dos Transportes atua e faça uma exposição técnica sobre as denúncias de corrupção. “Ele tem condições de mostrar o trabalho feito pelo Dnit e rebater as acusações”, destacou Jucá.

Edição: Talita Cavalcante