Corpo do compositor Billy Blanco é velado no Rio de Janeiro

08/07/2011 - 16h12

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O corpo do cantor e compositor William Blanco Trindade, mais conhecido como Billy Blanco, um dos principais nomes da música popular brasileira, está sendo velado na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Ele morreu na manhã de hoje (8), aos 87 anos, na capital fluminense.

Billy Blanco estava internado desde outubro do ano passado, no Hospital Panamericano, por causa de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. A família informou que o corpo de Billy Blanco será cremado amanhã (09) no Cemitério do Caju, na zona portuária.

Segundo o hospital, Billy Blanco havia sido encaminhado ao centro de tratamento intensivo (CTI) da unidade há cerca de 20 dias por causa de complicações decorrentes do AVC.

Billy Blanco compôs 500 músicas. Entre elas, clássicos da bossa nova, das quais 300 foram gravadas por ele e por nomes como Elis Regina, Beth Carvalho, Baden Powell, Tom Jobim e João Gilberto.

Nascido em Belém do Pará, em 1924, o compositor se mudou para São Paulo na década de 40 para cursar arquitetura. Depois, foi para o Rio e entrou na Faculdade de Belas Artes e Arquitetura, onde terminou o curso. Entre suas composições estão Samba Triste, em parceria com Baden Powell, além de Esperança Perdida e Tereza da Praia, com Tom Jobim.

 

Edição: João Carlos Rodrigues