Produção de petróleo caiu em abril, mas a de gás natural aumentou

01/06/2011 - 17h04

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em abril, a produção de petróleo e gás equivalente nos campos nacionais atingiu a média diária de 2,445 milhões de barris, segundo o Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de abril, divulgado hoje (1º) pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram produzidos 2,051 milhões de barris de petróleo e 62,5 milhões de metros cúbicos (m³) de gás natural.

A produção de petróleo, em abril, foi 1,4% inferior à verificada em março e 1,2% menor que a de abril de 2010. Já a produção de gás natural aumentou 2,2% em comparação com abril de 2010 e 1,8% em relação a março deste ano.

Os dados indicam que 92,6% da produção de petróleo e gás natural são provenientes de campos operados pela estatal Petrobras. Os campos marítimos foram responsáveis pela produção de 91,1% do petróleo nacional e 73,0% do gás natural.

A ANP informou que o Campo de Roncador, na Bacia de Campos, no norte fluminense, foi o que extraiu a maior quantidade de petróleo do país, enquanto o Campo de Urucu, no Amazonas, segue como o maior produtor de gás natural.

A plataforma campeã de produção, a P-52, está ancorada em Roncador. Em abril, produziu aproximadamente 138 mil barris de óleo equivalente por dia, em média.

Na região do pré-sal da Bacia de Santos foram extraídos, em média, 92,9 mil barris por dia de petróleo e 2,7 milhões de m³ de gás natural.

Edição: Vinicius Doria