Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lamentou hoje (31) as declarações do presidente do Senado, José Sarney, sobre o impeachment, em 1992, do então presidente da República Fernando Collor de Mello. Ao explicar por que o impeachment não constava da galeria de imagens históricas do chamado Túnel do Tempo do Senado, onde são expostos fatos marcantes da política nacional, Sarney disse que o episódio foi “apenas um acidente” na história do Brasil.
Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, Sarney deseja “apagar da história do Brasil um dos maiores exemplos de democracia e solidez das instituições, que hoje é referência no mundo”. Para ele, o impeachment de Collor, que hoje é senador do PTB por Alagoas, serviu para mostrar a importância da mobilização popular em defesa da ética na política e que, desde 1992, não houve outro fato tão significativo na história do Senado.
“De 1988 até a data de hoje, além desse fato histórico, qual outro fato se poderia atribuir de tão significativo na história do Senado? A Ordem dos Advogados do Brasil espera que o presidente Sarney não responda que foi a eleição de Renan Calheiros, Jader Barbalho ou dele próprio”, ironizou Ophir Cavalcante.
Edição: Vinicius Doria