Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O número de usuários do serviço de TV por assinatura via satélite ultrapassou o contingente de assinantes de TV a cabo no mês de abril. Com crescimento de 4,4% em relação ao mês anterior, a participação do serviço via satélite atingiu 49,2% da base de assinantes, enquanto os serviços a cabo ficaram com 48,1% do mercado.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em dezembro de 2010, os serviços via satélite representavam 45,8% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo, 51%. Além dessas duas tecnologias, existe ainda o serviço de TV por assinatura por meio de micro-ondas, que atualmente concentra 2,7% do mercado.
No total, o Brasil fechou o mês de abril com 10,7 milhões de domicílios atendidos com TV por assinatura. Foram 238,3 mil novos assinantes em abril e 888,2 mil novos assinantes nos primeiros quatro meses do ano.
O crescimento observado em abril representa uma evolução de 2,3% em relação à base de assinantes do mês de março. Considerando o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 3,3 pessoas, os serviços de TV por assinatura já alcançam mais de 35,2 milhões de brasileiros.
Edição: Lana Cristina