Estudo do Ipea mostra que o Norte é a região com a menor cobertura de asilos

24/05/2011 - 18h18

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Norte é a região do país com o menor número de asilos para atender a população idosa, a conclusão é de um estudo divulgado hoje (24) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o levantamento, 91% dos municípios não têm um local apropriado para abrigar seus idosos.

A coordenadora da pesquisa, Ana Amélia Camarano, disse que um dos fatores para a baixa oferta de asilos em regiões como a Norte é a ausência do Estado em investimentos voltados para o cuidado da população idosa.

"O governo avançou muito na garantia de uma renda mínima para a população idosa, e a Constituição de 1988 mostra isso. Mas do ponto de vista de cuidados, ele ainda deixa com a família essa responsabilidade, e quando a família se mostra incapaz de cuidar, ela é vilanizada”.

O estudo sugere que o governo crie alternativas intermediárias de cuidados e que isso seja considerado nas políticas públicas para o cuidador familiar.

“Nenhum país do mundo tem condição de oferecer abrigo para toda sua população de dependentes. Mas o governo pode e deve e ajudar o cuidador familiar. Como acontece em casos de pessoas que cuidaram do pai a vida toda, não trabalhou, não tem Previdência Social. Então, é preciso que ele tenha um benefício monetário e seja incluído na Seguridade Social.”

 

Edição: Aécio Amado