Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Mesa Diretora do Senado divulgou, há pouco, as indicações dos partidos para a composição do Conselho de Ética. Mais cedo, o presidente José Sarney (PMDB-AP) já havia informado que quer submeter os nomes à avaliação do plenário ainda hoje (26). O colegiado é formado por 15 titulares e 15 suplentes, mas, deverá iniciar os trabalhos incompleto, disse Sarney.
Pela lista divulgada, o PMDB será representado pelo líder, Renan Calheiros (AL), e os senadores Lobão Filho (MA), João Alberto Souza (MA) e Romero Jucá (RR). A suplência será exercida pelos peemedebistas Wilson Santiago (PB), Valdir Raupp (RO) e Eunício Oliveira (CE).
No PT, foram definidos os nomes do líder Humberto Costa (PE) e dos senadores Wellington Dias (PI) e José Pimentel (CE) como titulares; e Aníbal Diniz (AC), Walter Pinheiro (BA) e Ângela Portela (RR), como suplentes. Os indicados como titulares do PSDB são Mario Couto (PA) e Cyro Miranda (GO). Paulo Bauer (SC) e Marisa Serrano (MS) foram os indicados para a suplência.
Já o PTB terá como titular o líder Gim Argello (DF) e, na suplência, João Vicente Claudino. Os partidos DEM, PR, PP, PDT e PSB, pelo tamanho de suas bancadas, terão direito a uma vaga no conselho.
O DEM terá como titular Jayme Campos (MT) e, na suplência, Maria do Carmo Alves (SE). Os demais indicaram apenas o nome do titular. Vicentinho Alves (TO) representará o PR; Ciro Nogueira (PI), o PP; o líder Acir Gurgacz (RO), o PDT; e Antonio Carlos Valadares (SE), o PSB.
Edição: Lana Cristina